domingo, 24 de junho de 2012

[resenha] O fim da Eternidade -Isaac Asimov



Sinopse: Andrew Harlan é um Eterno: membro de uma organização que monitora e controla o Tempo. Um Técnico que lida diariamente com o destino de bilhões de pessoas no mundo inteiro: sua função é iniciar Mudanças de Realidade, ou seja, alterar o curso da História. Condicionado por um treinamento rigoroso e por uma rígida autodisciplina, Harlan aprendeu a deixar as emoções de lado na hora de fazer seu trabalho.
Tudo vai bem até o dia em que ele conhece a atraente Noÿs Lambent, uma mulher que abala suas estruturas e faz com que passe a rever seus conceitos, em nome de algo tão antigo quanto o próprio tempo: o amor. Agora ele terá de arriscar tudo - não apenas seu emprego, mas sua vida, a de Noÿs e até mesmo o curso da História.
Da extensa obra de Isaac Asimov, "O Fim da Eternidade" (publicado originalmente em 1955), junto com a série "Fundação e The Gods Themselves", está entre os melhores livros escritos pelo autor, e é considerada uma das mais bem-sucedidas histórias de viagem no tempo.


Deixe-me falar uma verdade sobre o Asimov: não existe meio termo! OU você adora ou você detesta! Seus livros são intrincados, complexos, muitas vezes cansativos.... mas no fim sempre acabam sendo sensacionais.

O fim da eternidade não é diferente: muitas vezes segui a leitura por pura força de vontade, porque a linguagem é cansativa, o cenario é viajante demais, e eu boiei muito, muito mesmo. Mas depois que você engrena na leitura (se vocÊ conseguir sobreviver as primeiras, sei lá, 30 - ou 100, rss - paginas...) passa a ver a historia incrivel que ele escreveu.

No inicio, parece que o argumento central seria a historia de amor entre Harlan e Noys, mas tudo isso é muito pequeno quando percebemos que na verdade estamos falando das escolhas que fazem a humanidade seguir seu curso.

Não vou dizer que este seja meu livro favorito, até pq eu amo os robos do Asimov, tanto em Eu, robo; quanto em O homem Bicentenario....


Nenhum comentário: