terça-feira, 21 de agosto de 2012

[resenha] Historias Extraordinarias - Edgar Alan Poe



Sinopse: O homem sempre sentiu medo, sobretudo daquilo que não pode entender,do incerto e — porque não dizer — do proibido. Talvez por isso o horror tenha algo que nos afaste, mas que também nos atraia e nos deixe fascinados. E foi desbravando essa estranha e ambígua sensação que o contista, crítico e poeta norte-americano Edgar Allan Poe se consagrou como um dos mestres do gênero do terror e o pai da literatura policial. Ambientes sombrios, ruas desertas, esquinas escuras, mansões malditas, assassinatos misteriosos e personagens sobrenaturais compõem a atmosfera gótica que tanto marcou suas histórias de terror. Poe detém o poder de envolver o leitor desde a primeira frase. Ele nos conduz pelo conto, deixando escapar apenas o que devemos saber naquele momento, mantendo o suspense até o desfecho invariavelmente inesperado. Mas suas fina ironia, seu sarcástico humor e suas inigualáveis lógicas e sagacidade também são elementos que cunharam a obra desse homem que influenciou de forma decisiva o conto moderno de horror. Ler as histórias de Edgar Allan Poe nos faz regressar aos tempos de infância, em que os maiores medos despertavam o horror, mas também deixavam um estranho desejo de sentir o corpo arrepiar, só mais uma vez. Uma experiência inigualável. 



"Historias extraordinarias" é um livro de contos, exatamente assim: extraordinarios. Eu não poderia encerrar o mês de agosto no Desafio Literario 2012 sem ler e resenhar uma obra prima de um dos maiores genios do genero fantastico-assustador, que a humanidade já viu!

Edgar Allan Poe é muito famoso por seus contos, e este livro reune 18 dos melhores contos do autor. Não pretendo aqui resenhar conto por conto, até por que alguns nem me agradam tanto. Mas vou tentar falar de alguns deles.

Um grande barato da escrita de Poe, é que na maioria dos seus contos os personagens não são nomeados. Dizem as más linguas que isso ocorre pq Poe sempre se colocava como protagonista de suas historias e que estas eram fruto de seus devaneios pessoais.

Dito isso, é importante também entender que ao longo dos anos centenas de estudiosos vem tentando entender e desvendar o que há por tras dos contos e a mensagem que Poe tenta passar sobre si, em cada conto.

Sobre os contos propriamente ditos, é preciso dizer que são primorosos! São historias que cumprem o seu papel de criar um clima tenso e complexo envolvendo o leitor até a ultima letra. Aqui, darei destaque aos meus dois favoritos: "O gato preto" e "A queda da casa de Usher".

No primeiro, temos a historia de um homem que passar por um processo de transformação e cujo o elo que mais se destaca é a presença de um gato preto, que permeia entre as fases da mudança do personagem. Até que em um momento de desespero ele mata o gato. E então os problemas começam!
Bom, não posso contar muito para não estragar o conto, mas vale muito a pena!

No caso do segundo, também é a morte o elemento chave: um homem recebe o chamado de um amigo que está muito doente. Ao chegar lá, acaba descobrindo que a doença é bem mais complexa do que se havia imaginado e "origina-se" em sua irmã que acaba morrendo.  E aí eu não posso contar mais.

Mas vale muito a pena ler Allan Poe!

2 comentários:

Anônimo disse...

OLÁ.. EU LI O SUA RESENHA SOBRE O LIVRO E EU RECONHECI A MESMA EM UM SITEW PARA VENDER O LIVRO. ESTE TEXTO NÃO É DE SUA AUTORIA, ENTÃO POR FAVOR COLOQUE A FONTE POR QUE EU NÃO SINTO MAIS CHEIRO POR CAUSA DESSA MERDA DE PEIXE

Marcyda disse...

Oi ANÔNIMO,

Achei louvável a sua iniciativa de vir aqui no meu antigo blog me acusar de plagio, mas eu gostaria de esclarecer alguns pontos:
Primeiro: qual parte da minha resenha vc viu em um site que vende livros? Se foi a parte chamada SINOPSE, devo avisa-lo de que ela consta não em um mas em todos os sites que vendem este livro, pois é justamente a descrição oficial da obra para que o leitor se interesse e compre (ou não).
Todo bom resenhista (todo leitor acostumado a ler resenhas) sabe que uma boa resenha deve conter a sinopse do livro seguida de sua própria opinião.
Um outro detalhe interessante, é que este post recebeu 423 visualizações durante o período do Desafio Literário do qual era participante e nenhum dos outros participantes, nem mesmo os juízes, acharam a tal da pagina que eu supostamente copiei.
Aliás, pagina essa que você, além de não se identificar como pessoa, também, não expõe para comprovar sua acusação, não é???