sábado, 1 de setembro de 2012

[resenha] Entrevista com o Vampiro



Sinopse: Uma história que começa com a ousadia de um jovem repórter ao entrevistar Louis de Pointe du Lac, nascido em 1766 e transformado em vampiro pelo próprio Lestat, figura apaixonante que terminará, ao longo da série, arrebatando multidões como cantor de rock. Louis, esse vampiro que se recusa a livrar-se das características humanas e aceitar a crueldade e a frieza que marcam os vampiros, continua a contar a história desde o início. É um mundo de uma fantasia impressionante, um mundo gótico, romântico, esse criado por Anne Rice e traduzido por Clarice Lispector. O texto da autora americana não poderia ter melhor intérprete, talvez mesmo cúmplice.



Eu pensei que não ia conseguir terminar a tempo de postar para o Desafio Literario 2012, masconsegui terminar ontem a noite. Daí, fiquei sem internet...
Ainda bem que deu tempo, pois Anne Rice é a rainha dos contos de terror! Se ela fosse casada com Stephen King seria uma combinação perfeita!

Essa edição foi traduzida por Clarice Lispector. Ouso dizer que finalmente encontrei uma obra de Clarice que eu tenha gostado (mesmo só a tradução).

Assim como aconteceu com "O Iluminado" e "Gabriela - Cravo e Canela", é impossivel falar de "Entrevista com o VAmpiro" sem associa-la a obra videográfica, que é um classico do cinema nos anos 90. Com Brad Pitt, Tom Cruise e Antonio Bandeiras em suas melhores formas.
 O filme é muito, muito diferente do livro. Esta é uma das 3 exceções a regra, na minha opinião, onde o filme supera o livro.
Não que seja ruim o livro, é que o filme é sensacional, mesmo!

Entrevista com o Vampiro faz parte da série "As crinicas vampirescas", sendo este o primeiro livro que a autora escreveu e, assim como aconteceu com a fabulosa Jane Austen e seu "Orgulho e Preconceito", esta obra foi rejeitada por diversas editoras, que a esta hora devem estar se contorcendo de raiva pelo sucesso perdido.

Mas estou divagando. O livro conta a historia de Louis, um vampiro com forte senso de consciencia e humanidade (calma! não é nada comparado a familia Cullen!!), que busca desesperadamente respostas e que seu mentor, o fantastico Lestat (que tem seu proprio volume nas cronicas) se recusa a dar.

É uma obra com personagens riquissimos! Estes são bem trabalhados, suas caracteristicas, suas intenções, seus trejeitos e maneirismos são bem explorados. Nada fica pendente, mesmo pertencendo a um conjunto maior, Entrevista se completa.

Para quem só viu o filme, é imprescindivel a leitura do livro, principalmente para entender um pouco mais de Lestat e suas motivações. E Louis também, pois o filme começa em um ponto bem a frente da historia narrada no livro.

A forma que Anne Rice usou para contar sua cronica é sensacional! Eu sempre gostei destas formas atipicas, como acontece em "Carrie: a estranha", no caso de  Entrevista, a grande sacada fica no fato de existir um reporter, humano, entrevistando Louis e todos os acontecimentos serem explorados a partir do ponto de vista dele.

Leitura obrigatoria para quem gosta do genero!


E que venha setembro com as leituras mitologicas!! Mal posso esperar!

Nenhum comentário: